Movember, No Shave November, Novembro Azul.
Mr. Confidence Nov 01, 2017
Novembro Azul, Movember, No Shave November
A campanha Novembro Azul, de nome original Movember (moustache + november, em inglês) nasceu em 1999 na Austrália. Um grupo de amigos resolveu deixar durante todo o mês de novembro o bigode crescer como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doar às instituições de caridade. Mas por que o mês de novembro? Foi escolhido esse mês pois no dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Ao passar dos anos essa campanha foi crescendo e tendo um maior alcance, até que em 2004 foi fundada a Movember Foundation Charity, com a ideia de que todo mês de novembro todos os homens deixassem o bigode crescer e as mulheres como forma de apoio vestissem camisas azuis, além de, em determinadas ações, utilizassem bigodes postiços. Tudo isso em prol da conscientização da saúde masculinas, com foco principal no câncer de próstata.

Com o alcance mundial da campanha, o bigode tornou-se pouco para agitá-la e, em alguns países, o movimento possui um outro nome: NO SHAVE NOVEMBER ("novembro sem se barbear"), fazendo com que os homens cultivassem a barba por completa e não somente o bigode.

No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia em 2008. Ela ainda está ganhando espaço, porém a cada ano que passa mais ações são feitas. Graças a iniciativas como essa, hoje o Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenção. Então, cuide-se. Prevenir é o melhor remédio!

Em novembro, não faça a barba.

Comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação